Começando, Pratique

7 Recomendações Importantes para Praticar

Este é o terceiro de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Elementos essenciais para montar uma prática de Hatha Yoga e Como montar uma série equilibrada de ásanas. Esperamos que eles sejam úteis para estimular a prática pessoal.

Escrito por Pedro Kupfer · 2 mins de leitura >
Yoga

Este é o segundo de uma série de três textos que têm como tema a construção da prática pessoal.

Ele contém sete dicas e recomendações importantes que devem ser levadas em conta na hora de pôr as mãos na massa da prática de Yoga, e se complementa ainda com estes outros dois artigos:
1) Elementos Essenciais para Montar uma Prática de Haṭha Yoga e
2) Como Montar uma Série Equilibrada de Āsanas.

Estude e compreenda todos esses três textos antes de começar a praticar sozinho, mas lembre por favor que eles não substituem a presença de um professor de Yoga em sala de aula.

Recomendamos que você pratique com um instrutor qualificado antes de lançar-se à prática individual. Esperamos que estes textos lhe sejam úteis para inspirar e motivar você a fazer a sua prática pessoal.

॥ हरिः ॐ ॥

1) Tenha sempre um plano de prática, mesmo que você vá adaptá-lo no andamento da prática, ou que ele não seja usado. Não improvise. Use seu bom-senso!

2) Estabeleça uma duração razoável para a prática. No mínimo, recomenda-se uma hora e 20 ou 30 minutos no caso das práticas para iniciantes, e até duas horas e 30 minutos para praticantes com mais experiência.

3) Certifique-se de estar à vontade na sala. Crie um ambiente adequado para praticar.

4) Não se force: não tente fazer sozinho aquilo que você não sabe ou não domina.

Recomendações

5) Boas maneiras na meditação. Aplique e ensine isto: não se mexa. Mas, se mexer-se for inevitável, pelo menos não faça ruído. Dentro do possível, na postura de meditação você fica imóvel. Dentro do bom-senso, você cultiva o livre arbítrio. Se houver algum movimento, que seja silencioso.

6) Cultive também o estudo, a leitura e a amplitude de visão em relação ao Yoga em particular e à vida em geral.

7) Boas práticas.

॥ हरिः ॐ ॥

Ainda, atenção a estas outras recomendações

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que você, enquanto praticante, possa apreciar diferentes possibilidades e, se for o caso, aprimorar sua técnica e a sua relação pessoal com o Yoga.

No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões.

O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos. Obrigado pela compreensão e o cuidado consigo mesmo.

As imagens dos āsanas e demais elementos que você encontra descritos neste artigo e ao longo de todo este website são meramente orientativas e têm como objetivo facilitar e inspirar a prática pessoal.

Da mesma forma que com todas técnicas listadas neste artigo, não é aconselhável aprender as posturas unicamente olhando para fotografias.

Aprenda a praticar āsana com um professor competente. Faça as adaptações que for necessário para praticar com segurança. Não force. Evite exagerar.

Ao praticar āsanas, associe os exercícios e os movimentos entre eles com a respiração ujjayī e, se for possível, mantenha as ativações do baixo ventre o o períneo (uḍḍīyanabandhamūlabandha) todo o tempo, na medida do que for possível.

Cultive a atentividade e a observação calma e consciente do corpo, da mente e das emoções ao fazer estes exercícios. Evite exagerar ou colocar sua saúde em risco. Obrigado. Boas práticas.

॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥

+ Dicas aqui
Veja aqui como escolher
um bom professor

Leia também:
1. Iniciantes: 25 Conselhos
2. Praticar com Segurança e Sucesso: 16 Dicas
3. Āsana e Movimento
4. Permanência nos Āsanas: por Quanto Tempo?
5. Śīrṣāsana, a Inversão sobre a Cabeça
6. Tadāsana ou Samasthiti, a Postura Fundamental
7. Razões para praticar Haṭha na era dos Yogas de marca ®

॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥

mūlabandha

Como Fazer o Mūlabandha

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   1 mins de leitura
kīrtan

Kirtan e bhajan

Pedro Kupfer em Mantra, Pratique
  ·   2 mins de leitura

6 respostas para “7 Recomendações Importantes para Praticar”

  1. Quantas vezes na semana vc acha recomendavel? E essa estoria que ideal seria praticar 2x ao dia, uma pela manhã e uma no fim da tarde?

  2. Meu Deus!

    Arunachala! Preciso me prostrar aos pés desta montanha!
    Não a toa, quando nasci, minha família já fazia parte de um centro no Rio de Janeiro como o único no país ofcialmente reconhecido pelo Ramanasramam por disseminar a filosofia de Bhagavan!

    Se não for desta vez, farei o que puder para ingressar em uma viagem como esta em outra oportunidade. Om Namo Bhagavate Sri Ramanaya!

    Namaste!

  3. Sou praticante de Yoga ha 5 anos, somente agora tive interesse em ir mais fundo na filosofia.
    Uma amiga me passou o seu site, estou encantada, pois aqui tiramos proveito dos seus conhecimentos, podendo ampliar os nossos. Tenho interesse em cursos, por favor mantenha correspondência.
    Muito obrigada,
    Namastê!

  4. Obrigado pelas dicas.
    Comecei recentemente a fazer Yoga e estou achando ótimo.
    Namastê.

  5. Muito obrigada pelas dicas! Mas nada como o Pedro no tapetinho da frente!
    Hehe. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *