Começando, Pratique

10 Elementos para Montar uma Prática de Haṭha Yoga

Este é o segundo de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Dicas importantes para praticar e Como montar uma série equilibrada de ásanas. Esperamos que eles sejam úteis para estimular sua prática pessoal.

· 2 mins de leitura >

Este é o segundo de uma série de três textos que têm como tema a construção da prática pessoal.

Ele versa sobre os elementos que não devem faltar numa prática completa e se complementa com estes outros artigos:

1) 7 Recomendações Importantes para Praticar e
2) Como Montar uma Série Equilibrada de Āsanas.

Leia e compreenda todos esses três textos antes de começar a praticar sozinho, mas lembre que eles não substituem a presença de um professor de Yoga.

Recomendamos que você pratique com um instrutor qualificado antes de lançar-se à prática individual. Esperamos que estes textos lhe sejam úteis para inspirar e motivar você a fazer a sua prática pessoal.

॥ हरिः ॐ ॥

Este esquema não é uma descrição exaustiva de uma prática ou uma receita para fazer Haṭhayoga, mas apenas as linhas gerais que podemos seguir.

Aqui temos 10 sugestões sobre os elementos fundamentais e a duração de cada uma das etapas do sādhana, que é uma dúvida que muitos praticantes nos apresentam.

1) Antes de começar, é recomendável verificar se precisamos de algum cuidado especial.

2) Faça sempre um mantra inicial. Tem alguns muito simples mas não menos eficientes para criar um ambiente propicio e adequado à prática.

Recomendamos os śāntipāṭhas, os mantras de invocação da paz. Este mantra irá levar no máximo, um ou dois minutos.

3) É recomendável ter, em cada prática, uma reflexão ou tema, que possa pautar as escolhas e atitudes.

4) Ṣaṭkarma: uma das purificações, como a auto-massagem abdominal, os exercícios para os olhos, a purificação nasal, etc. 3 a 4 minutos.

5) Āsana: uma seqüência completa, conforme as instruções do texto Como Montar uma Série Equilibrada de Āsanas. 40 minutos.

elementos

6) Prāṇāyāma: alternativamente, os respiratórios podem fazer-se juntamente com a meditação no fim. 10 minutos.

7) Mudrā. 15 a 20 minutos.

8) Yoganidrā: relaxamento consciente. 8 minutos.

9) Meditação: escolha uma técnica, centre o corpo e perservere nela. 15 a 20 minutos.

10) Mantra final. Um ou dois minutos.

O tempo total deste modelo de prática é de um pouco menos de 90 minutos. Se você não tiver esse tempo disponível, poderá reduzir proporcionalmente a duração de cada parte.

॥ हरिः ॐ ॥

Ainda, atenção por favor a estes outros elementos

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa apreciar diferentes possibilidades e, se for o caso, aprimorar sua técnica e sua prática pessoal.

No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões.

O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos. Obrigado pela compreensão e o cuidado consigo mesmo.

As imagens dos āsanas e demais elementos que você encontra descritos neste artigo e ao longo de todo este website são meramente orientativas e têm como objetivo facilitar e inspirar a prática pessoal.

Da mesma forma que com todas técnicas listadas neste artigo, não é aconselhável aprender as posturas unicamente olhando para fotografias.

Aprenda a praticar āsana com um professor competente. Faça as adaptações que for necessário para praticar com segurança. Não force. Evite exagerar.

Ao praticar āsanas, associe os exercícios e os movimentos entre eles com a respiração ujjayī e, se for possível, mantenha as ativações do baixo ventre o o períneo (uḍḍīyanabandhamūlabandha) todo o tempo, na medida do que for possível.

Cultive a atentividade e a observação calma e consciente do corpo, da mente e das emoções ao fazer estes exercícios. Evite exagerar ou colocar sua saúde em risco. Obrigado. Boas práticas.

॥ हरिः ॐ ॥ हरिः ॐ ॥

Leia igualmente estes outros dois textos sobre o tema:
1) 7 Recomendações Importantes para Praticar e
2) Como Montar uma Série Equilibrada de Āsanas.

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

amor

Amor Radical ou Emoções Baratas?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   4 mins de leitura

5 respostas para “10 Elementos para Montar uma Prática de Haṭha Yoga”

  1. Muito bom! Seria bem interessante um vídeo passoa passo.

    Obrigada

    Sílvia Lopes

  2. Nào saberia viver sem Yoga, visto que é a minha própria vida; RESPIRACAO, ÉTICA-ESCOLHAS E ATITUDES…..

  3. Comecei a fazer Yoga ha um ano. Lamento duas coisas:
    1.Não ter começado anos antes
    2. Só ter disponibilidade de faze-la uma vez por semana.
    Que bem me faz Yoga: para meu corpo, para minha alma!

  4. Namaste!
    Adorei! Muito grata! É maravilhoso esse serviço que prestas à humanidade preservando e expandindo a cultura do Yoga pelo universo. Que bem fazes! Vou experimentar essa prática e aguardo o dia em que praticarei junto da Sangha em Mariscal. Buenos dias!
    Oriana Shakti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *