O prāṇamayakośa, “camada” ou corpo de vitalidade, está composto de cinco formas diferentes que a energia vital assume, de acordo com seu movimento e direção no interior do corpo.
Este é um tópico importante, não somente para o Yoga, mas igualmente para o Āyurveda, a ciência indiana da saúde e da longevidade. Essas cinco formas da força vital recebem o nome de vāyus ou prāṇas. Elas são:
Prāṇa
Prana significa literalmente ‘força que se move para frente’. Regula todos os processos de absorção: o movimento inspiratório, a assimilação de alimentos sólidos e líquidos e a recepção das impressões sensoriais.
É centrípeto por natureza e tem como finalidade colocar as coisas em movimento. Localiza-se na parte superior do tórax, entre a garganta e o umbigo.
Apāna
Apana significa literalmente ‘força que se move para fora’. Controla todos os processos de excreção (sêmen, urina e fezes) e eliminação (eliminação de dióxido de carbono na respiração, menstruação e nascimento).
Por causa dessa função de expulsão, o apana é responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico. Em nível sutil, regula a expulsão das experiências negativas, emocionais e mentais.
Movimenta-se centrifugamente, para baixo e para fora e está localizado na parte inferior do abdômen.
Udāna
Udāna significa literalmente ‘força que expulsa’. Governa o crescimento do corpo, a habilidade de ficar em pé, falar, esforçar-se e entusiasmar-se.
Regula a distribuição da energia vital na região do pescoço. No plano sutil, regula os movimentos de transformação positiva e evolução da nossa existência.
Samāna
Samana significa literalmente ‘força que equilibra’. Movimenta-se circularmente, da periferia para o centro, na região média do abdômen, entre prāṇa e apāna.
Auxilia os processos digestivos em todos os níveis. Trabalha o trato gastrointestinal na digestão do alimento, os pulmões na absorção do oxigênio e a mente na assimilação de experiências sensoriais, emocionais ou mentais.
Vyāna
Vyana significa literalmente ‘força que se move para fora’. Movimenta-se do centro para a periferia, entre o tronco e os membros.
Controla todos os níveis de circulação: movimenta os nutrientes no corpo, os sentimentos e pensamentos no psiquismo, a administração da força de vontade e a coordenação dos outros quatro prāṇas.
Síntese
Resumindo, podemos dizer que o prāṇa regula a absorção de substâncias, o apana regula sua digestão, o vyāna a circulação, o udāna a liberação da energia positiva dessas substâncias, e o apāna a eliminação dos resíduos que elas possam deixar.
As Funções dos Vāyus | |
prāṇa | absorção |
samāna | digestão |
vyāna | circulação |
udāna | liberação de energia |
apāna | eliminação |
Para terminar de entender isto, pense no corpo como se fosse uma mâquina: o prāṇa absorve o combustível, o samāna transforma o combustível em energia.
Já o vyāna faz circular essa energia onde a mâquina estiver trabalhando e o apana libera os detritos, enquanto o udāna administra a energia positiva criada no processo e determina o trabalho que a máquina está capacitada para fazer.
A chave para a saúde e o bem-estar é manter os cinco vāyus em harmonia. Quando um deles está em desequilíbirio, os outros tendem a entrar em desequilíbrio também, já que estão todos interligados.
De modo geral, prāṇa e udāna trabalham juntos, opondo-se a apana como forças de assimilação e energização que se opõem à força de eliminação. Da mesma forma, vyāna e samāna são opostos como forças de expansão e contração.
॥ हरिः ॐ ॥
Saiba mais sobre prāṇa,
chakras e kośas aqui
Pratique prāṇāyāma aqui
॥ हरिः ॐ ॥
Parabéns pelas didáticas explicações…
Gostaria de saber como posso controlar os cinco pranas.
olá, acho que tem um erro de digitação na parte “Resumindo, podemos dizer que o prana regula a absorção de substâncias, o apana” a última palavra acho que é samana. abrç, grata pelo post! muito esclarecedor!
Meu querido Pedro, como saber se alguma desta força vital esta em desequilíbrio? Depois de que algum desconforto já esteja instalado? E como manter o equilíbrio ou retornar o equilíbrio… asanas, pranayamas, meditação?
Obrigada!