Meditação, Pratique

A Visualização Criativa, Manaskriyā

Esta é uma técnica usada para desenvolver, unificar e direcionar o potencial mental que, de modo geral, está disperso. Ela nada tem a ver com auto-sugestão ou hipnose, mas consiste em concentrar a energia do pensamento de forma que seja criado no plano mental o objetivo que desejamos ver realizado em outro plano qualquer da nossa existência. Manaskriyá significa literalmente atividade mental.

· 2 mins de leitura >
Visualização

A visualização é uma técnica usada para desenvolver, unificar e direcionar o potencial mental que dispersamos no cotidiano. Uma boa visualização pode potenciar a capacidade de realização, o foco e a inspiração para trabalhar e viver.

Essa prática consiste em concentrar a força do pensamento para criar no plano mental o objetivo que desejamos ver realizado. Porém, cabe lembrar que esses objetivos devem estar sempre em harmonia com o dharma, o bem comum.

Manaskriyā significa literalmente atividade mental. A atividade rotineira, dispersiva, reduz consideravelmente a nossa capacidade de realização.

Com a mentalização unificamos essa energia psíquica que habitualmente se encontra dispersa e nos concentramos em um objeto só, de maneira a criar condições psicológicas e uma estratégia para levar a cabo o trabalho necessário à realização dos nossos objetivos.

Foco nos obstáculos

Ao criar esse alvo no plano mental, estabelecemos ao mesmo tempo um substrato psicológico favorável para que ele se manifeste. Visualizar é transformar intenções ou ideias abstratas em imagens mentalmente claras.

Uma das características mais marcantes da visualização do Yoga é o foco nos obstáculos. Visualizar os próprios objetivos sem considerar os desafios que encontraremos no caminho da sua realização pode ser frustrante e contraproducente.

Faz-se necessário, portanto, um trabalho objetivo em minucioso de mentalização das eventuais dificuldades que possam surgir no processo, para antecipá-las e supera-las quando elas surgirem.

Tudo é prāṇa, tudo é energia no Universo. O pensamento é uma manifestação dessa energia. Ao unificar os pensamentos, fazemos um processo de condensação dessa energia, concentrando e desenvolvendo o nosso potencial e criando as condições psicológicas e estratégicas para de fato realizar os nossos objetivos.

Isto tem diversas aplicações práticas no cotidiano. Um pensamento potencializado facilita a realização de qualquer objetivo. Claro que isto não é instantâneo, nem se trata de ficar sentado fazendo pedidos ao gênio da lâmpada.

Através do manaskriyā vamos direcionar os efeitos da prática de acordo com os nossos interesses. Apresentamos a seguir dois recursos, que poderão ser utilizados durante o seu sādhana pessoal.

Visualização

Visualização de cores

Cada cor tem um efeito bem definido sobre o psiquismo humano. No sādhana, pode ser utilizada a visualização de diversas cores, conforme os objetivos do praticante.

As cores escolhidas devem ser sempre claras, suaves e luminosas. Evite escuras, carregadas, muito quentes ou demasiado frias.

  • O alaranjado é estimulante, vitalizante, e está relacionado à saúde.
  • O rosa vibra afetuosidade, carinho, amor, compreensão.
  • O verde esmeralda é a cor da paz, alegre e extroversor.
  • O azul turquesa tranqüiliza, relaxa e descansa.
  • A cor lilás vibra proteção, meditação, subtilização kármica.
  • O violeta neutraliza o karma negativo e eleva a tônica vibratória.
  • O dourado ativa o poder mental, a realização e as funções psíquicas e está ligado à vida e ao calor do sol.

Faça a respiração completa. Ao inspirar, visualize a cor com a qual você irá trabalhar como se fosse uma infinita quantidade de minúsculas esferas luminosas preenchendo o ar à sua volta.

Acompanhe esses pontos de luz colorida visualizando que eles penetram pelas narinas a cada inspiração, percorrendo os condutos respiratórios e chegando até os pulmões.

Durante a retenção com ar visualize que os alvéolos absorvem a luz e que ela passa para o sangue, banhando o seu corpo por dentro e impregnando cada célula.

Ao exalar imagine essa cor emanando pelos poros, como se fosse um vapor brilhante. Imagine o seu corpo irradiante como o sol, vibrando nessa cor. Repita o exercício diversas vezes.

Uma outra forma de se fazer este exercício é direcionando a cor para algum ponto específico, uma região do organismo que você quiser beneficiar ou alguma circunstância que desejar influenciar.

Mentalização direcionada

Quando quiser ver realizado um objetivo determinado, deverá visualizá-lo diariamente. Para aumentar a força da visualização é importante que os pensamentos permaneçam firmes nessa contemplação.

Faça vários ciclos de respiração completa e ritmada, visualizando luz dourada envolvendo o seu espaço vital e projete na sua tela uma imagem ou uma série de imagens que representem o seu objetivo da forma mais clara possível. Conclua o exercício visualizando todo o seu corpo brilhando como um sol dourado.


Extraído do livro Guia de Meditação.

॥ हरिः ॐ ॥

Pratique a visualização
nestes relaxamentos

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 55 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos