Tereza Freire

983 artigos por Tereza Freire

Da confiança

Porque isso é o que não somos e por isso, não reconhecemos e sofremos. Isvara pranidhana é ter certeza que tudo que nos acontece faz parte de uma ordem perfeita. Ao invés de nos vitimizarmos ou culparmos procurando encontrar razões para justificar o que nos acontece, simplesmente receber de braços abertos a vida, o momento, o bom e o menos bom.

07/04/2011 · 1 mins de leitura >

Das escolhas

Os cães podem ser grandes professores de Yoga. Aprendemos muito só de olhar para eles. Estão sempre alerta, sempre atentos a tudo, sempre presentes, sempre no aqui e no agora! Suas mentes não guardam lembranças nem tão pouco fazem projetos para o futuro nem para quando a aposentadoria chegar.

27/11/2010 · 2 mins de leitura >

Do Dharma

Apesar dos diferentes contextos, culturas e situações, o dilema de Hamlet em muito se aproxima do dilema de Arjuna, assim como de todos nós, acerca das escolhas diárias que somos obrigados a fazer. Teria o autor inglês se inspirado na Bhagavad Gita? Ou seria este o drama universal da espécie humana desde o começo de sua existência?

06/10/2010 · 3 mins de leitura >

Dos pequenos samadhis

Este foi o melhor carnaval da minha vida. Poderia ter sido o pior. Começou com uma triste notícia que recebi na estrada. Uma pessoa muito, mas muito próxima a mim, havia mudado seu nome de família ao se casar. O que quero dizer é que esta pessoa trocou o nome do pai pelo da esposa.

12/03/2010 · 3 mins de leitura >

Cozinhásana e Jardinásana

Todos os fins de semana, vou para o que chamo de paraíso, uma casa na Mata Atlântica, construída de forma totalmente orgânica. As paredes foram surgindo conforme a necessidade pedia, as janelas, portas e pisos feitos com material de demolição. Uns móveis herdados de pais, tias e avós de amigos. Outros, feitos com restos de madeira encontradas em nossos passeios pelas trilhas próximas.

17/11/2009 · 4 mins de leitura >

Da argila ao pote

Sofremos da síndrome do potinho. Se, ao invés de humanos, nascêssemos como potes de argila dotados de mente, pensaríamos mais ou menos assim: "sou um ínfimo potinho, vulnerável, esquecido numa prateleira qualquer da cozinha, muito inferior aos outros potes que existem na casa"

22/10/2009 · 2 mins de leitura >

Do Surf

Imagine que você é um surfista. Você chega na praia e vai em direção ao mar. Deita-se na prancha e rema até passar a arrebentação. Quando você fura a onda, não pensa em mais nada, a não ser na onda

24/06/2009 · 2 mins de leitura >

Dos mantras

Quando canto mantras, sou instantaneamente tomada por uma onda de felicidade e sinto, na pele, no coração que sou esta onda, que sou felicidade, paz e amor. O mantra eleva o pensamento, abre o coração e comunga com os deuses

27/05/2009 · 3 mins de leitura >

Do mestre

Os Vedas afirmam que para haver crescimento espiritual, é necessário que o conhecimento seja transmitido do mestre ao discípulo. A tradição deve ser passada através do parampara

27/11/2008 · 2 mins de leitura >