Prāṇāyāma, Pratique

Chandra Nāḍī Prāṇāyāma, o Respiratório Relaxante

Este respiratório ativa a narina de polaridade negativa, īḍāṇāḍī, simbolizada pela imagem da lua, e associada à cor azul, à introspeção e à feminilidade

· 1 mins de leitura >
Chandra prāṇāyāma

O chandra nāḍī prāṇāyāma, também chamado candrabhedana, é um respiratório relaxante do Yoga que ativa a narina de polaridade negativa, īḍānāḍī, simbolizada pela imagem da lua, e está associada à cor azul, à introspeção, à calma e à feminilidade.

Esta narina transporta e distribui o prāṇa de polaridade negativa, chamado apāna, que tem como função controlar todos os processos de eliminação, tanto em nível físico quanto em nível energético e psíquico.

O canal energético chamado īḍānāḍī começa no mūlādhāra, cakra básico, e ascende até a narina de polaridade negativa, a esquerda.

respiratório relaxante Chandra
Chandra, o deus védico que personifica
a Lua como manifestação de Īśvara

Chandra nāḍī: modo de proceder

Usando jñānamudrā, tampe a narina solar, para que a respiração possa circular livremente pela narina lunar.

Inspire de forma controlada e vagarosa pela narina de polaridade negativa. Retenha o ar nos pulmões e exale a continuação pela mesma.

Assim como no sūrya nāḍī prāṇāyāma, que é o respiratório energizante, complementar deste, temos outras duas alternativas de execução deste chandra nāḍī prāṇāyāma:

ॐ inspire pela narina esquerda, retenha, exale pela outra e volte a inalar pela primeira, ou ainda:

ॐ inspire pela narina esquerda, retenha e exale lentamente pela boca.

Na medida do possível, desenvolva este respiratório relaxante associado a um ritmo e fazendo juntamente os bandhas, ativações do períneo e o baixo-ventre.

Efeitos: é tranquilizante, sedativo e refrescante. Por essa razão, recomenda-se praticar chandra nāḍī  prāṇāyāma antes de ir deitar, ou em situações nas quais precisemos acalmar a mente.

॥ हरिः ॐ ॥

Pratique também:
Nāḍīśodhana, a Respiração Alternada
Samavṛtta, a Respiração Simétrica
Bhastrikā prāṇāyāma
Candali Prāṇāyāma
Ākaśa Prāṇāyāma

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

3 respostas para “Chandra Nāḍī Prāṇāyāma, o Respiratório Relaxante”

  1. Acordo todos os dias com minha arina esquerad entupida e com dor de cabeça. Há alguma explicação?

    1. como vc tá respirando pela direita por um tempo maior tá ativando o sistema nevoso simpático , o que tem a ver com funções metabólicas aumentadas .
      pode inclusive estar aumentando sua pressão arterial.
      Observe sua alimentação noturna evite alimentos estimulantes.

  2. É dito no Dakshina Tantra que nosso lado direito é positivo ou solar e o lado esquerdo feminino ou lunar, porque todos temos características masculinas (agressividade, assertividade, objetividade, lógica, simplicidade e outras) e femininas (romantismo, devaneios, família, maternidade, pensamento holístico e outros). Quando estamos com nossas características masculinas exarcebadas, e só então, devemos praticar chandra pranayama, pois, de outra maneira, estaríamos estimulando ainda mais as características femininas de nossa personalidade. A mesma lógica serve para o surya pranayama, ou solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *