Prāṇāyāma, Pratique

Chandra pranayama

Este respiratório ativa a narina de polaridade negativa, ida, simbolizada pela imagem da lua, e associada à cor azul, à introspeção e à feminilidade

· 45 segundos de leitura >
Chandra pranayama 1

Este respiratório ativa a narina de polaridade negativa, ida nadi, simbolizada pela imagem da lua, e associada à cor azul, à introspeção e à feminilidade. Esta narina transporta e distribui o prana de polaridade negativa, chamado apana, que tem como função controlar todos os processos de eliminação, tanto em nível físico quanto em nível energético e psíquico. O canal energético chamado ida nadi começa no muladhara, chakra básico, e ascende até a narina de polaridade negativa, a esquerda.

Chandra pranayama 3
Chandra, deus vêdico que personifica a energia da Lua

Modo de proceder.

Usando o jñana mudra, tampe a narina solar, para que a respiração possa circular livremente pela narina lunar.

Inspire de forma controlada e vagarosa pela narina de polaridade negativa. Retenha o ar nos pulmões e exale a continuação pela mesma.

Assim como no surya pranayama, temos aqui mais duas alternativas de execução deste pranayama:

? inspire pela narina esquerda, retenha, exale pela outra e volte a inalar pela primeira, ou ainda:

? inspire pela narina esquerda, retenha e exale lentamente pela boca.

Na medida do possível, desenvolva o chandra pranayama com ritmo e bandhas.

Efeitos: é tranqüilizante, sedativo e refrescante.

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

4 respostas para “Chandra pranayama”

  1. Acordo todos os dias com minha arina esquerad entupida e com dor de cabeça. Há alguma explicação?

    1. como vc tá respirando pela direita por um tempo maior tá ativando o sistema nevoso simpático , o que tem a ver com funções metabólicas aumentadas .
      pode inclusive estar aumentando sua pressão arterial.
      Observe sua alimentação noturna evite alimentos estimulantes.

      1. Olá Vânia Mara.

        नमस्ते Namaste. Obrigado pela mensagem.

        Repare por favor que este respiratório consiste em deixar o ao fluir pela narina esquerda e não pela direita como você indica no seu comentário.

        Suas recomendações são muito boas e válidas para o surya prāṇāyāma, onde respiramos pela narina direita.

        Tudo de bom!

  2. É dito no Dakshina Tantra que nosso lado direito é positivo ou solar e o lado esquerdo feminino ou lunar, porque todos temos características masculinas (agressividade, assertividade, objetividade, lógica, simplicidade e outras) e femininas (romantismo, devaneios, família, maternidade, pensamento holístico e outros). Quando estamos com nossas características masculinas exarcebadas, e só então, devemos praticar chandra pranayama, pois, de outra maneira, estaríamos estimulando ainda mais as características femininas de nossa personalidade. A mesma lógica serve para o surya pranayama, ou solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *