As articulações do sistema músculo-esquelético mantêm a sua saúde através do movimento, a flexibilidade e a estabilidade. Podemos afirmar portanto que, sem movimento, não há saúde articular. O Movimento no Haṭha No Haṭha Yoga trabalhamos de duas maneiras: Com movimentos ativos, nos quais os conjuntos articulares são ativados através dos grupos musculares que lhes proporcionam estabilidade, […]
Este é o primeiro de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Elementos essenciais para montar uma prática completa de Hatha Yoga e Dicas importantes para praticar, que estão disponíveis neste mesmo site. Esperamos que eles sejam úteis para estimular a sua prática pessoal.
Ansiedade é sofrer por antecipação ou preocupar-se desnecessariamente com coisas que ainda não aconteceram. Nesse sentido, poderiamos dizer que a ansiedade é o oposto da depressão, embora ambas possam se manifestar juntas. Desde a visão védica, uma emoção ou um pensamento que nos leve à agitação ou à ansiedade são considerados rajásicos, enquanto que pensamentos paralisantes como aqueles que conduzem ao estado de depressão são considerados tamásicos.
Pela negação do que não somos, revela-se a Felicidade que somos.
Esta sequência destina-se àqueles que precisem fortalecer as regiões lombar e dorsal, mas não estejam sentindo dor no momento da prática. Como há muitas causas diferentes para dores na região lombar, as soluções para aliviá-las devem ser igualmente diferentes. Esteja pronto para escutar seu corpo ao longo das práticas e adaptar o que seja necessário.
Yoga para a psiquê, versos para a visão e medicina para a pureza do corpo. Ao mais excelente dos munīs (mestres), minha reverência em añjali a Patañjali.
Caṇḍalī prāṇāyāma, o prāṇāyāma energizante, é também conhecido em tibetano como tummo (gtum-mo). O nome Caṇḍalī (चण्डली) está vinculado com Durgā Devī, a Deusa da Força. Esta prática aparece nos antigos textos do Hevajra Tantra e do Mahāsiddha Kṛṣṇācarya. O que é Candali? Candali é um dos muitos nomes da Deusa, e alude ao seu […]
O Mahalīla, jogo milenar hindu, é para os indianos o que o tarô é para os europeus e o I Ching para os chineses: uma descrição dos estados, experiências e situações pelas quais circula o homem no processo de crescer através da vida
Edição da Kenopaniṣad completa, com comentários de Swāmi Dayānanda.
A Amṛtabindūpaniṣad é um antigo texto védico, vinculado ao Kṛṣṇa Yajurveda, uma das quatro grandes coleções de mantras que constituem o alicerce da tradição védica e, por extensão, de todas as formas de Yoga. Ela é considerada uma Upaniṣad menor. Ou seja, pertence àquele grupo das Upaniṣads que não foram comentadas pelo grande sábio Ādi Śaṅkarācārya. Por outro lado, também é classificada como uma Yogopaniṣad, ou uma Upaniṣad do Yoga.
Bahr Al-Hayat, ou "O Oceano da Vida", é um incrível texto sufi sobre Haṭhayoga do início do século XVII, atribuído ao sábio Muhammad Ghawth Gwaliyari. Dizemos incrível, pois ele mostra a tolerância e o interesse do sufismo pelas práticas do Haṭhayoga tântrico que eram muito populares na época. O texto foi encomendado pelo Imperador Jahangir, pai do Shah Jahan, construtor do Taj Mahal.
Proceda desta maneira: começe a partir do kūrmāsana, sobre os calcanhares, deitado sobre as coxas. Forme um triângulo entre os antebraços, cotovelos e mãos, sobre o qual você irá construir a inversão. A cabeça não fica entre as palmas, mas no espaço entre as partes internas dos punhos.
Sankalpa significa resolução. É uma frase curta, concisa, clara e altamente evocativa. Tem o objetivo de potencializar algum aspecto positivo da personalidade.
A solução é fácil: faça menos. Simplifique, aprenda a parar. Evite a primeira reação. Conte até 10. Não se leve tão a sério. Brinque mais. Ajude os demais. Tire seu ego do centro das atenções durante alguns momentos a cada dia.
O Hatha Yoga permite muita flexibilidade e liberdade em termos de investigação pessoal. Isso talvez não atraia pessoas em busca de uma doutrina salvadora, mas pode ser útil para quem não tem receio de assumir a responsabilidade pelo seu próprio crescimento pessoal. Também são dignas de menção, como motivações para esta prática, a adaptabilidade e a abordagem não-dogmática, bem como a instrumentalidade e a capacidade de responder às necessidades de cada pessoa de maneira personalizada e eficiente.
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